domingo, 10 de novembro de 2013

Educação e globalização, Tudo ou nada a ver?


A educação europeia herdou uma política muitíssimo valiosa, deixada pela era iluminista, a partir de então foi preservado o conceito de que saber e aprender é importante para a formação do indivíduo na humanidade. Para seu bem estar social. Os EUA entretanto defendem a teoria de que estudar, saber é importante para pô-lo em prática, tendo seus aprendizados refletidos no progresso do país.
Já no Brasil, o conhecimento é usado para ser ''mostrado'', ''exibido'', é mais interessante ser fazendeiro com um diploma de direito cursado no exterior pendurado na parede do que cursar um curso menos conceituado e exerce-lo de fato.
Decorrendo daí então a supervalorização de alguns cursos e a desvalorização de outros...
A geração de hoje tem acesso em apenas alguns segundos a informações antigas, atuais, nacionais e internacionais, uma quantidade absurda que Napoleão Bonaparte não teve durante toda a sua vida. Os jovens também estão conectados com todas as partes do mundo tendo como resultado desta globalização uma visão mais ampla das nações, culturas, costumes e uma integração com outros povos, sem contar no tamanho da liberdade de expressão, opinião, fornecida pela tecnologia que afeta milhares de pessoas  24 horas após jogada na rede.
A educação precisa explorar estas ''mentes abertas'', assimilando de forma convencional internet e cotidiano, mostrando aos jovens como podemos usar estes recursos e suas mentes de século XXI para trazer progresso ao país onde habitam.
Abordagens interessantes como países desenvolvidos e suas bases, o uso devido e indevido da internet, a influência da opinião após jogada na rede.
A educação atual precisa se integrar ou apenas apoiar programas como Intercambio de Jovens Estudantes, valorizar mais a linga estrangeira; dar atenção tanto ao aprendizado como ao aluno que domina alguma língua, considerando que após esta era tecnológica que estamos vivendo, fronteiras existem apenas no mapa.
Entendo que assim seja uma boa forma de dinamizar e prosperar a educação. Nossa geração possui todos os recursos possíveis para encaminhar o mundo a um rumo melhor, mas globalização e educação caminham juntos! De nada vale as máquinas se não sabemos como utiliza-las.

Um comentário:

  1. Muito bom Isabella você tem uma linha de raciocínio que é difícil de se encontrar ultimamente... bjs

    ResponderExcluir